Mais notícias Notícias

A 27 de janeiro de 1945, foi libertado o campo de concentração de Auschwitz, local que se tornou o símbolo do genocídio em massa de 6 milhões de judeus.

As Nações Unidas declararam 27 de janeiro como o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto, com o objetivo de educar para a tolerância e a paz e combater o antissemitismo.

Portugal é, desde 2019, membro da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA).

Associando-se à vasta programação que decorre até final de janeiro em toda a Itália, a Embaixada de Portugal assinala o Dia da Memória, recordando o papel do diplomata português Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), um dos portugueses declarados Justos entre as Nações.

Recordar para não repetir.

 

1024

 

Na foto: Aristides de Sousa Mendes

Saiba mais: https://sousamendesfoundation.org/aristides-de-sousa-mendes-his-life-and-legacy/    

O grande poeta português Eugénio de Andrade completaria hoje 100 anos. A Comissão Organizadora do Centenário do Nascimento deste vulto maior da poesia portuguesa organiza uma série eventos ao longo do ano, um dos quais terá lugar em novembro em Roma, na Universidade Tor Vergata.

Saiba mais: https://centenarioeugeniodeandrade.pt/

EA8.jpg

 © | Centenário Eugénio de Andrade

O embaixador de Portugal em Itália, Bernardo Futscher Pereira, apresentou ontem as cartas credenciais a sua Excelência o Presidente da República Italiana, Sergio Mattarella, numa cerimónia solene que decorreu no Palácio do Quirinal, em Roma. 

IMG 20230117 WA0002

IMG 20230117 WA0004

IMG 20230117 WA0001

IMG 20230117 WA0003

Créditos das fotografias: Presidência da República Italiana

Encontra-se a decorrer, no Instituto Diplomático, um concurso para atribuição de 2 (duas) Bolsas de Investigação para Doutoramento, nas áreas científicas de História, História Diplomática, Ciência Política e Relações Internacionais. As bolsas são financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) ao abrigo do Protocolo de Colaboração celebrado entre a FCT e o Instituto Diplomático.

O concurso encerra às 23h59 (hora de Lisboa) de 15 de março de 2023. O edital está disponível em: https://idi.mne.gov.pt/images/pdf/concursos/Aviso_de_Abertura_MNE_IDI_FCT_Final_03.pdf 

O anúncio está igualmente disponível em https://euraxess.ec.europa.eu/jobs/59747.

 

transferir

O Dia da Defesa Nacional visa sensibilizar os jovens para a temática da defesa nacional e divulgar o papel das Forças Armadas, decorrendo nos Centros de Divulgação do Dia da Defesa Nacional, que estão sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas.

A comparência ao Dia da Defesa Nacional é um dever militar para todos os cidadãos portugueses com mais de 18 anos de idade. No corrente ano, serão convocados para comparecer no Dia da Defesa Nacional todos os jovens nacionais portugueses nascidos em 2004.

Consulte AQUI o edital de convocação dos nacionais residentes em Itália.

Caso pretenda pedir a dispensa do dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional, consulte https://bud.gov.pt/ddn/dispensa.html

Para mais informação, consulte https://bud.gov.pt/ddn.html.

inq nova

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

+39 06844801 (Embaixada)
+(39) 0645238800 (Secção Consular)
Facebook Twitter Instagram 

Mais informação

Ligações úteis

 e visa

studyinportugal

visit portugal logo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático