Mais notícias Notícias

laguarimba.jpg

Decorre entre 7 e 12 de Agosto em Amantea, na Calabria, a 10.ª edição do Festival de cinema La Guarimba, um dos mais importantes festivais independentes de curtas-metragens em Itália. O evento é o resultado do empenho de alguns jovens locais determinados a renovar o ambiente cultural da área, sob o signo da partilha e da internacionalização.

Este Festival, que nos últimos anos tem colaborado regularmente com o DocLisboa, convidando habitualmente realizadores e artistas portugueses, sempre dedicou uma atenção especial às outras formas de expressão artística, nomeadamente o desenho, a ilustração e a arte urbana, contribuindo para a criação de murais na vila de Amantea. Em 2021, o pintor, ilustrador e artista urbano Paulo Albuquerque 'Césah' foi convidado a criar um mural. Em 2022, La Guarimba pretende repetir esta experiência positiva, convidando novamente o artista, que irá criar, juntamente com outros artistas de todo o mundo, um novo mural, mais uma vez na vila de Amantea, contribuindo assim para a recuperação e renovação de uma área historicamente carente em iniciativas culturais e artísticas significativas.

A iniciativa é apoiada do Camões, I.P. e pela Embaixada de Portugal em Roma.

Programa completo e mais informações aqui.

A Embaixada de Portugal em Roma irá realizar em breve uma permanência consular em Milão:

Datas: 26 e 27 setembro de 2022
Local: Consulado Honorário de Portugal em Milão (Via Francesco Albani, 21)

Horário: 26 de setembro: 13h - 17h / 27 de setembro: 08h30 - 12h30 e 14h - 17h. 

O que poderá fazer: Cartão de cidadão e Passaporte.

Os pedidos de agendamento deverão ser realizados exclusivamente junto do Centro de Atendimento Consular para Itália, através do formulário de contacto disponível em https://eportugal.gov.pt/web/centro-de-atendimento-consular/formulario.

Os interessados deverão incluir no seu pedido a seguinte informação:
- Nome completo, data e local de nascimento (freguesia e concelho)
- Número de documento de identificação e respetiva data de validade
- Ato consular pretendido
- Número de contacto telefónico

Os agendamentos devem ser solicitados até ao dia 15 de setembro de 2022. As vagas são limitadas, sendo atribuídas por ordem de chegada das comunicações ao Centro de Atendimento Consular para Itália.

A permanência consular não atenderá pessoas sem marcação prévia. O pagamento dos atos consulares deve ser realizado exclusivamente em numerário.

Para informações adicionais, nomeadamente sobre o custo dos atos consulares, por favor contacte o Centro de Atendimento Consular para Itália, através do formulário de contacto acima referido ou do telefone +(39) 0645238800, disponível entre as 9h e as 17h00 (hora de Itália).

Tendo em vista assegurar maior eficácia e amplitude aos apoios a conceder no âmbito do Decreto-Lei n.º 124/2017, de 27 de setembro, serão oferecidas sessões informativas, por videoconferência, destinadas – EXCLUSIVAMENTE – ao movimento associativo, com vista à preparação do processo de apresentação de propostas de projetos para 2023.

Para as associações portuguesas localizadas na Europa as sessões decorrerão nos seguintes dias/horas:

27 de setembro – (09h30, hora de Lisboa)

28 de setembro – (09h30, hora de Lisboa)

Os interessados deverão efetuar a inscrição até ao dia 9 de setembro, através do endereço eletrónico: apoio.associacoes@mne.pt

Cada associação poderá inscrever um (1) participante, indicando o nome, cargo e respetivo endereço eletrónico.

Cuca_Roseta_-_19_luglio.jpg

No âmbito da 30ª edição do Festival “Sete Sóis Sete Luas”, a Embaixada de Portugal em Roma tem o prazer de informar que, às 21h do dia 19 de Julho, será novamente aberto ao público o Jardim da Residência (Villa Barberini, Via Riccardo Zandonai 84) para o concerto de Cuca Roseta, uma das mais aclamadas e respeitadas vozes do fado. O concerto tem o apoio do Camões, I.P.

A cantora, que conta com sete discos editados, tem feito uma carreira de enorme sucesso, com grande reconhecimento dos media e do público, tendo já passado pelos mais importantes palcos internacionais mostrando todo o seu talento e a sua voz em mais de 40 países.

Ao longo da sua carreira actuou com Julio Iglesias, Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Djavan, Bryan Adams, entre outros artistas. O seu disco de estreia foi produzido por Gustavo Santaolalla, prestigiado produtor e detentor de vários Grammys e Óscares.

A sua voz, o seu estilo, o seu timbre inegavelmente nostálgico e comovente descrevem o sucesso do seu álbum Riû, que conquistou o disco de platina em 2016.

Venha assistir a uma inesquecível noite de fado. Entrada livre, a partir das 20h30m.

1.jpg

O Embaixador de Portugal em Roma, Pedro Nuno Bártolo, visitou no passado dia 13 de Julho o quartel-general da operação EUNAVFORMED IRINI em Roma e encontrou-se com o Comandante da operação, o Contra-Almirante Stefano Turchetto.

Enquanto operação militar da União Europeia, a principal tarefa da IRINI é implementar o embargo de armas à Líbia, ao abrigo da Resolução 2292 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, realizando inspecções a navios suspeitos de transportarem armamento e material relacionado de ou para a Líbia. 

Durante a deslocação, o Embaixador e o Comandante da operação trocaram pontos de vista sobre o desenrolar da missão e a situação no Mediterrâneo Central. A visita continuou no Centro de Operações Conjuntas, o núcleo operacional do quartel-general, a partir do qual as actividades são planeadas e controladas.

Por último, o Embaixador reuniu-se com os militares portugueses destacados na sede da IRINI e agradeceu-lhes o seu serviço no Centro de Operações Conjuntas em Roma.

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

+39 06844801 (Embaixada)
+(39) 0645238800 (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

 e visa

studyinportugal

visit portugal logo

 

Saramago_100_V1_CMYK.jpg

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático