Mais notíciasNotícias

O Governo Português decretou hoje três dias de luto nacional pelo falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa, Dr. Jorge Sampaio.

A Embaixada de Portugal em Roma disponibiliza nos próximos dias 11, 12 e 13 de Setembro, um livro de condolências virtual aberto a todos os cidadãos que desejarem manifestar o seu pesar pela morte do antigo Presidente da República.

As mensagens poderão ser enviadas, até ao dia 13, para o seguinte email: roma@mne.pt.

 

ImagSSchool 2021 FINALEntre 13 e 17 de setembro de 2021, as Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal realizam mais uma edição da Summer School que será, pela primeira vez, direcionada aos lusodescendentes.

Organizada pelo Turismo de Portugal e as suas Escolas de Hotelaria e Turismo, com o apoio da Secretaria de Estado do Turismo e da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, esta iniciativa, gratuita e online, visa proporcionar aos lusodescendentes residentes fora do país formas de melhor conhecerem as suas origens e descobrirem Portugal, apresentando oportunidades para estudar, trabalhar e investir no país.

Participam, nesta edição, as Escolas de Hotelaria e Turismo do Porto, Oeste, Estoril, Portalegre e Portimão.

Cada participante pode optar por assistir às aulas em Português ou em Inglês. Contudo, mesmo nas aulas em língua inglesa haverá a introdução de vocabulário em português, potenciando o contacto dos lusodescendentes com a língua. O curso é composto por sessões diárias de duas horas em cada uma das línguas.

O programa da Summer School para Lusodescendentes inclui uma viagem pelo país, com destaque para os principais atrativos paisagísticos do litoral, interior e montanhas, em particular os trilhos e a natureza. A cultura e o património também terão uma atenção particular, nomeadamente a língua portuguesa e os monumentos classificados como património da UNESCO. Além destes, a gastronomia e o enoturismo estarão em destaque, com atividades de demonstração e produção de receitas das várias regiões.

Para a Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, “esta ação ajuda os jovens de origem portuguesa a conhecer melhor o nosso país e é certamente uma forma de os atrair a voltar, nomeadamente para estudar, e também um fator de disseminação da cultura e dos valores portugueses associados aos principais ativos turísticos”.

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, considera que “é muito importante que os lusodescendentes possam ter o contacto próximo com a grande diversidade geográfica e com a riqueza cultural do país que a Summer School proporciona. O aprofundamento deste contacto é essencial para que estes jovens, tão importantes para o futuro de Portugal, conheçam as potencialidades que este lhes oferece a nível académico, profissional ou de lazer”.

Alinhada com a dinâmica que o Turismo assume no quadro do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), coordenado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e pelo Ministério da Coesão Territorial, esta ação visa promover a valorização das competências e do emprego nas várias áreas de atividades do setor, dando a conhecer as oportunidades que existem em Portugal, dirigidas a uma nova geração, para prosseguir os estudos, criar uma carreira profissional ou investir no país.

Cada uma das escolas criará um roteiro da região em que está implantada, com os seguintes destaques:

― Dia 13 | Região Norte - Escola do Porto

  • A Região Norte • A Cidade Invicta • O vinho do Porto • A gastronomia

― Dia 14 | Região Centro - Escola do Oeste

  • A Região Centro • As Caldas e Óbidos • A ginja de Óbidos • A gastronomia

― Dia 15 | Região Lisboa - Escola do Estoril

  • A Região de Lisboa • A Costa do Estoril • Os vinhos de Lisboa • A gastronomia

― Dia 16 | Região Alentejo - Escola de Portalegre

  • A Região Alentejo • A cidade de Portalegre • O vinho da talha • A gastronomia

― Dia 17 | Região Algarve - Escola de Portimão

  • A Região do Algarve • A cidade de Portimão • O melhor peixe • Os vinhos do Algarve • A gastronomia.

A edição de 2020 da Summer School, integrada num conjunto de medidas do Plano Nacional de Implementação do Pacto Global das Migrações e que se cruza com a estratégia de internacionalização do ensino português, contou com a participação de mais de 400 pessoas de diferentes partes do mundo. O sucesso da última edição conduziu à ambição de direcionar a Summer School para a diáspora portuguesa e para o seu enorme potencial.

As inscrições na Summer School estão disponíveis aqui.

Para conhecer as restrições aplicáveis às viagens para Portugal, incluindo a obrigatoriedade de apresentar um teste ao Covid-19 e, nalguns casos, de cumprir um isolamento profilático de 14 dias, por favor consulte este folheto informativo, bem como as Perguntas Frequentes (FAQ) do Portal das Comunidades Portuguesas. 

Terá lugar em Roma (Giardini della Filarmonica, Via Flaminia 118) a 3 de Setembro pelas 21h30, o espectáculo teatral “Sogni di sogni”, tradicional evento que pretende homenagear a arte literária de Antonio Tabucchi. O espectáculo, que recebeu o apoio do Camões, I.P. e da Embaixada de Portugal em Roma, decorrerá no âmbito do Festival “I solisti del Teatro” que anualmente reúne nomes históricos do teatro italiano e jovens actores e encenadores.

Este ano, a encenadora Teresa Pedroni levará ao palco uma leitura encenada de trechos do livro de contos “Sogni di sogni” (Sonhos de sonhos). O conhecido actor italiano Graziano Piazza dará voz ao texto, uma viagem onírica em que estão representados sonhos imaginários de artistas e autores de várias épocas, como Dédalo, Ovídio, Goya, Rabelais, Caravaggio, Rimbaud, García Lorca, Fernando Pessoa. O espectáculo contará também com o acompanhamento musical de Cristiano Califano na guitarra e Fabio Lorenzi na viola da gamba.

A5-sogni-di-sogni-A5-1.jpg

Dada a volatilidade do actual contexto pandémico e as restrições ainda em vigor em Malta, deverá ser bem ponderada nesta fase a realização de viagens não essenciais ao país, incluindo em turismo, não sendo as mesmas aconselhadas.

Caso a sua deslocação seja indispensável, assegure-se de que tem o seu Cartão de Cidadão ou Passaporte válidos e que o seu seguro de viagem cobre os riscos associados ao contágio por Covid-19, nomeadamente a quarentena obrigatória em alojamento turístico.

É obrigatório o uso de máscara em espaços públicos fechados ou ao ar livre para as pessoas com mais de 3 anos, com algumas excepções. Os bares nocturnos e as discotecas estão encerrados.

Para viajar para Malta, os viajantes provenientes da UE (ou dos restantes países que integram a chamada “red list”) devem apresentar no momento do embarque um certificado de vacinação, com mais de 14 dias volvidos desde a última dose da vacina, emitido por um país da UE (“Certificado Digital Covid”) ou por um dos Estados terceiros elencados em https://deputyprimeminister.gov.mt/en/health-promotion/covid-19/Pages/travel.aspx.

Caso não apresentem o referido certificado de vacinação, os passageiros só poderão entrar em Malta mediante a apresentação à chegada de um teste nasofaríngeo RT-PCR negativo ao Covid-19, sendo igualmente exigido o cumprimento de uma quarentena (14 dias) num hotel designado para o efeito pelas autoridades locais, com todas as despesas a correr por conta dos viajantes.

Os viajantes terão também de entregar o seguinte formulário preenchido na altura do embarque: https://deputyprimeminister.gov.mt/en/health-promotion/covid-19/Documents/PLFHDF.pdf

As autoridades maltesas não aceitam “Certificados Digitais Covid” da UE que se baseiem numa declaração de cura da doença e/ou num ciclo de vacinação de apenas uma dose (excepto se for da vacina Janssen), independentemente de o viajante já ter tido anteriormente Covid-19.

As crianças entre os 5 e os 11 anos podem exibir apenas um teste nasofaríngeo RT-PCR negativo ao Covid-19, realizado nas 72h anteriores ao embarque para Malta, desde que estejam acompanhadas pelos seus tutores legais vacinados. Os menores de 5 anos estão isentos da apresentação de teste.

Para mais informação, por favor consulte https://deputyprimeminister.gov.mt/en/health-promotion/covid-19/Pages/travel.aspx.

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

+(39) 0645238800 (Secção Consular)
secretariado.roma@mne.pt (Embaixada)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

 e visa

studyinportugal

visit portugal logo

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático