Mais notícias Notícias

           JMJ Cartazes PT pages to jpg 0001   JMJ Cartazes PT pages to jpg 0003    jmj cartazes pt page 2small

A 16ª edição da Jornada Mundial da Juventude terá lugar em Lisboa, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023, na presença de Sua Santidade o Papa Francisco.

Esta iniciativa foi criada por sua Santidade o Papa João Paulo II em 1984, constituindo desde então um importante encontro de peregrinos de todo o mundo. A edição de 2023 centrar-se-á na sustentabilidade ambiental, conforme os objetivos de sustentabilidade definidos pela Santa Sé e constantes da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Para participar neste grande evento, registe-se aqui.

campanha Programa Post

Sob o lema “Investimento da Diáspora, um investimento com marca”, os Encontros 2022 do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) vão realizar-se de 15 a 17 de dezembro com a presença de 4 ministros, 10 secretários de Estado e centenas de investidores da Diáspora.

Os ENCONTROS PNAID 2022 pretendem valorizar o potencial económico das comunidades portuguesas na sua relação com as terras de origem em Portugal, quer no plano do investimento direto, da inovação e da criação de emprego, quer no plano do apoio à exportação de produtos nacionais para os países e regiões da Diáspora.

Os ENCONTROS PNAID 2022 constituem uma oportunidade estratégica para generalizar o conhecimento técnico adequado à compreensão dos apoios ao investimento disponíveis e estabelecer entendimentos ou parcerias com vista a um aproveitamento mais efetivo do enorme potencial económico implícito na rede de comunidades portuguesas espalhadas pelos 5 continentes.

Prevê-se um evento de grande interação, possibilitando a partilha de experiências e boas práticas e a promoção de parcerias e oportunidades de negócios.

O programa inicia no dia 15 dezembro com a receção de boas-vindas e abertura da exposição e espaço de reuniões individuais com entidades do ecossistema empreendedor nacional e organismos públicos. Estará presente uma mostra de produtos endógenos inovadores com elevado potencial de exportação.

A sessão de abertura contará com as presenças do Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, e da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Já confirmada está a presença da Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que intervirá no painel “Políticas de coesão e reformas no quadro 2030”, no dia 17 de manhã. No dia 16 de manhã realça-se o painel “Estratégias de política da economia e agricultura no quadro 2030”, que contará com a intervenção da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Ao longo dos dois dias do evento desenrolam-se diversas conferências e dinâmicas num programa denso e completo que permitirá ao investidor reunir todas as informações relevantes e necessárias para a implementação do seu projeto empresarial em Portugal.

O programa e formulário de inscrição estão disponíveis no site oficial em www.encontrosdiaspora.pt, decorrendo as inscrições até 30 de novembro.

A edição de 2022, coorganizada pela Câmara Municipal de Ourém e pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, tem financiamento do Programa CENTRO 2020.

PROGRAMA

A Embaixada de Portugal em Roma assinala hoje, dia 25 de Novembro, o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, sublinhando a importância de sensibilização de toda a comunidade para a violência doméstica, manifestando plena solidariedade a todas as mulheres, raparigas e famílias afectadas por este flagelo.

Enquanto houver uma mulher vítima de violência doméstica, não vai ficar tudo bem.

Consentimento Necessário

Este conteúdo incorporado de plataforma de terceiros foi desativado por não ter o seu consentimento.

Pode rever o seu consentimento para a categoria "Conteúdo de Terceiros" ou, em alternativa, carregar no endereço https://www.youtube-nocookie.com/embed/M6c3E0LMVmc para visualizar o vídeo diretamente na respetiva plataforma.

Campanha UNITE UNWOMEN:

https://www.unwomen.org/en/what-we-do/ending-violence-against-women/unite/16-days-of-activism?fbclid=IwAR11pVh0bxuoiNgC_5JWM6XbI-0J3sNoqbQHRhBeeuaed9_w3cp545XbV7M

https://untfevaw.rallyup.com/supportuntf

Campanha Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género:

https://www.cig.gov.pt/2022/11/ii-forum-portugal-contra-a-violencia/

Logo Referendo Local cores retangular

Terá lugar a 8 de janeiro de 2023 um referendo local no concelho de Vizela relativo à data do feriado municipal, com a seguinte pergunta: "Concorda em manter a data do feriado municipal de Vizela no dia 19 de março em vez de a alterar para o dia 11 de julho?".

Nos termos da legislação eleitoral vigente, os seguintes cidadãos portugueses recenseados no município de Vizela e deslocados no estrangeiro, poderão votar antecipadamente nos dias 27, 28 e 29 de dezembro de 2022 nas instalações da Embaixada de Portugal em Itália, situada na Via Guido d’Arezzo 5, em Roma:

  • Militares, agentes militarizados e civis integrados em operações de manutenção de paz, cooperação técnico-militar ou equiparadas;
  • Médicos, enfermeiros e outros cidadãos integrados em missões humanitárias, como tal reconhecidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros;
  • Investigadores e bolseiros em instituições universitárias ou equiparadas, como tal reconhecidas pelo ministério competente;
  • Estudantes inscritos em instituições de ensino ou que as frequentem ao abrigo de programas de intercâmbio;
  • Os eleitores doentes em tratamento no estrangeiro, bem como os seus acompanhantes.

Podem ainda votar antecipadamente os cidadãos eleitores cônjuges ou equiparados, parentes ou afins que vivam com os eleitores mencionados anteriormente.

Para votar, os eleitores deverão apresentar na Embaixada os seguintes documentos:

- Cartão de Cidadão, Bilhete de Identidade ou outro documento identificativo, como carta de condução ou passaporte, à semelhança de qualquer eleição;

Para saber o local onde se encontra recenseado, por favor consulte https://www.recenseamento.mai.gov.pt/

Para mais informação, clique AQUI.

Quartieri_1.jpg

Decorre entre 21 de Novembro e 3 de Dezembro, em Nápoles e outras cidades da Campânia, a 6.ª edição do Festival “Quartieri di Vita - Life infected with Social Theatre!”, projecto de formação artística e teatro social da Fundação “Campania dei Festival” em parceria com os clusters EUNIC de Roma e Nápoles.

O Festival inclui uma série de workshops de teatro ou dança ministrados por encenadores e coreógrafos convidados por cada país, para trabalharem com pessoas que se encontram em situações desfavorecidas, migrantes, detidos, mulheres vítimas de violência, entre outros. O fruto deste trabalho conjunto será apresentado através de ensaios e de projectos digitais.

Portugal, que participa pela primeira vez, estará representado pela coreógrafa e bailarina Catarina Câmara, que trabalhará num projecto que pretende levar a experiência da dança e do teatro a um grupo de reclusos na prisão juvenil de Nisida (Nápoles), sob o signo da partilha, da inclusão e do desenvolvimento pessoal, em colaboração com a associação de teatro “Putéca Celidònia”.

Catarina Câmara é bailarina, professora de dança e trabalha em projectos de arte comunitária, cruzando as práticas artísticas, educação e psicoterapia. Como intérprete e bailarina colabora com a Companhia Olga Roriz desde 2003. Desde 2019 é Coordenadora Artística e Social do CORPOEMCADEIA, projecto artístico de inclusão social no Estabelecimento Prisional do Linhó.

O Festival “Quartieri di Vita - Life infected with Social Theatre!” recebeu o apoio da Embaixada de Portugal em Roma, do Camões, I.P., bem como da EUNIC-Global.

Programa completo e mais informações: https://fondazionecampaniadeifestival.it/progetto/quartieri-di-vita/quartieri-di-vita-2022/

inq nova

Contactos

Via Guido d’Arezzo, 5
00198 Roma

+39 06844801 (Embaixada)
+(39) 0645238800 (Secção Consular)
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

 e visa

studyinportugal

visit portugal logo
Saramago_100_V1_CMYK.jpg

Logotipo Portal das Comunidades Portuguesas

Logotipo Carreiras Internacionais

Logotipo Turismo de Portugal

Logotipo AICEP - Portugal Global

Logotipo Portugal Economy Probe

Logotipo Camões - Instituto da Cooperação e da Língua

Logotipo Instituto Diplomático