O 5º Congresso da Associação Italiana de Estudos Portugueses e Brasileiros (AISPEB) será realizado nos dias 9 e 10 de Dezembro de 2021 em Parma, subordinado ao tema: O texto e as suas dinâmicas nas culturas de língua portuguesa. 

A iniciativa, apoiada pela Embaixada de Portugal em Roma e pelo Camões, I.P., quer colocar o texto no centro das atenções, não o considerando como um elemento estático, mas sim como um corpo dinâmico, o efeito de uma série de confluências, combinações, evoluções ou involuções, expansões ou reduções. 

Como o contexto lusófono se encaixa nessas dinâmicas e como afecta os textos que as constroem? Existe uma especificidade das culturas de língua portuguesa nesse sentido? O 5º Congresso da AISPEB pretende ser um espaço para reflexão, comparação e estudo da dinâmica textual nas culturas de língua portuguesa. O evento contará com a participação de muitos professores e especialistas em língua portuguesa e literaturas de expressão lusófona das universidades italianas. Foram ainda convidados, para proferirem as conferências de abertura, o Professor Doutor Luiz Fagundes Duarte (NOVA-FCSH) e o Professor Doutor João Dionísio (CLUL-UL). As comunicações apresentadas durante os dois dias de trabalhos serão incorporadas num volume, a ser publicado em 2022.

cartaz.jpg

  • Partilhe