Imagem1.jpg

Irá decorrer em Veneza, entre os meses de Maio e Novembro de 2022, um ciclo de apresentações literárias de autores portugueses do século XX. A iniciativa, realizada pelo Consulado Honorário de Portugal em Veneza e pela Cátedra de Literatura Portuguesa da Universidade “Ca’ Foscari”, recebeu o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões, I.P., e pretende divulgar tanto autores mais consagrados quanto as tendências mais recentes da literatura portuguesa, visando dirigir-se principalmente a um público não especialista.

A primeira apresentação terá lugar no Spazio Eventi “La Toletta” (Dorsoduro, 1134) pelas 18h do dia 19 de Maio. O encontro, coordenado pela Professora Vanessa Ribeiro Castagna (Universidade Ca’ Foscari), será dedicado às representações literárias de Lisboa na literatura portuguesa do século XX, através de leituras de textos de Fernando Pessoa, José Saramago, José Cardoso Pires, António Lobo Antunes e Teolinda Gersão.

No segundo encontro, que terá lugar no dia 9 de Junho no Spazio Eventi “La Toletta”, pelas 18h, o Professor Roberto Francavilla (Universidade de Génova) irá falar sobre a obra de Fernando Pessoa, encarada sob o prisma do tradutor literário.

Os encontros seguintes, previstos para terem lugar entre Setembro e Novembro, serão dedicados às obras de autores como José Saramago, Djaimilia Pereira de Almeida, Isabel Minhós Martins, Catarina Sobral e José Luís Peixoto.

  • Partilhe