Em Novembro de 2019, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO decidiu proclamar o dia 5 de Maio de cada ano como “Dia Mundial da Língua Portuguesa”.  Em 2022, a comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa assinala a celebração do português na sua vocação global e plural, a língua oficial de mais de 260 milhões de pessoas em quatro continentes, falada em Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné Equatorial.

Em Itália, onde se encontram cerca de 25% do total das cátedras do Camões no Mundo, esta efeméride será assinalada através de várias iniciativas culturais, com o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e pelo Camões, I.P., que decorrerão entre 2 e 9 de Maio em formato presencial, virtual e híbrido.

Em Roma, a Cátedra Vasco da Gama, da Università Internazionale di Roma (UNINT) organiza, a 9 de Maio pelas 13h30m, um colóquio sobre a língua portuguesa ao feminino, assinalando nesta ocasião os 50 anos da primeira edição das Novas Cartas Portuguesas. Será possível acompanhar o evento através do canal YouTube da UNINT: (https://www.youtube.com/channel/UCVjfI8usSZYaL8kc6o-XP9g)

unint.jpg

Em Pisa, a Cátedra Antero de Quental preparou um programa diversificado, de 2 a 8 de Maio. De 2 a 5 de Maio, no Cinema Arsenale, serão exibidos os filmes Mosquito e Variações, acompanhados de leituras e música ao vivo. A 5 de Maio, o programa incidirá sobre literatura, com homenagem a José Saramago e Miguel Torga. A 8 de Maio, terá lugar no Palácio Real de Pisa um concerto alusivo à obra “Canções de Fernando Pessoa", musicadas pelo compositor Fernando Lopes-Graça, numa parceria com a Scuola Superiore Sant’Anna e o maestro Claudio Proietti.

pisa.jpg

Em Pádua, a Cátedra Manuel Alegre organiza, nos dias 5 e 6 de Maio, o Congresso Internacional “Língua Portuguesa – Criadora De Intimidades e de Literatura”, homenageando o escritor Mário Cláudio nos seus 80 anos. O programa pode ser consultado aqui. Poderá acompanhar o evento através da plataforma Zoom: (https://unipd.zoom.us/s/85178189373).

padua.jpg

Venha celebrar connosco a língua portuguesa!

  • Partilhe