eleicoes 1

Eleitores recenseados em Portugal (que se encontrem temporariamente deslocados em Itália):

Podem votar antecipadamente nas instalações da Embaixada de Portugal em Roma, nos dias 18, 19 e 20 de janeiro de 2022, (horário: 18/01 e 19/01: 9-13h; 20/01: 9-13h / 14-17h) , os eleitores recenseados em Portugal, que se encontrem deslocados no estrangeiro numa das seguintes situações:

  • Por inerência do exercício de funções públicas;
  • Por inerência do exercício de funções privadas;
  • Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;
  • Doentes em tratamento no estrangeiro;
  • Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nas alíneas anteriores.

Para exercer o direito de voto, deverão apresentar um documento de identificação civil. Recomenda-se que informem previamente a Embaixada, através do email sconsular.roma@mne.pt, sobre a data e a hora em que pretendem votar, para uma melhor gestão dos fluxos de eleitores. Dadas as atuais medidas sanitárias em vigor, só será permitida a entrada no local de voto a um eleitor de cada vez, devendo as restantes pessoas aguardar pelo seu turno no exterior do edifício da Embaixada. Para mais informação, por favor consulte este folheto

-------------------------------------------------

Eleitores recenseados em Itália, Malta, Albânia e São Marino:

Todos os eleitores recenseados nestes países estão registados para votar por via postal, pelo que não haverá votação presencial nas instalações da Embaixada em Roma nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022.

Desde 27 de dezembro de 2021, começou a ser expedida, pela Administração Eleitoral da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna, a correspondência eleitoral destinada aos eleitores recenseados no estrangeiro.

Aconselha-se assim a todos estes eleitores que se mantenham atentos ao correio, de forma a garantir receção e atempada devolução da correspondência eleitoral. Para saber como exercer o seu voto por via postal, por favor consulte este folheto.

Recorda-se que a correspondência eleitoral será enviada para a morada que se encontrava registada no cartão de cidadão (cartão de cidadão levantado ou pedido de alteração de morada confirmado) até à data da marcação da eleição (5 de dezembro de 2021).

-------------------------------------------------

Para mais informação sobre a votação no estrangeiro, por favor consulte o ABC do Eleitor no Estrangeiro ou clique AQUI.

Para saber onde está recenseado, consulte https://www.recenseamento.mai.gov.pt/.

 

  • Partilhe