Será inaugurada no dia 30 de Abril de 2022, no espaço da galeria de arte “UNA” em Piacenza (Via Sant'Antonino 33), a exposição “Aural Gesture”, das artistas Andreia Santana e Dalila Gonçalves.

A mostra, realizada com o apoio da Embaixada de Portugal em Roma e do Camões, I.P, reúne uma série de trabalhos que põem em destaque o som, a matéria e a sua transformação, estabelecendo um profundo diálogo entre as duas artistas e o interesse comum pela objectualidade.

A relação entre som e matéria caracteriza a produção artística de Andreia Santana: os materiais que a artista manipula, bem como as dimensões dos seus trabalhos, estão profundamente ligados ao ambiente da fábrica, onde o trabalho da mão-de-obra é marcado pelos sons repetitivos das máquinas que levam à criação de um objecto. Ao trabalhar o elo de ligação entre o movimento da escultura, da escrita e da condução musical, as mãos - retractadas pela artista na série Sonic Materialities - tornam-se o elemento táctil e tridimensional que reproduz tanto a fisicalidade do objecto quanto a leveza do som.

Andreia_1_pic.jpg

Andreia Santana, Sonic Materialities (score), 2020

A obra de Dalila Gonçalves envolve um processo de descoberta de objectos e materiais em todas as suas vertentes, num desdobramento das suas histórias e funções. Ao recolher e reorganizar objectos e materiais do quotidiano alterados por processos industriais, naturais, cronológicos e atmosféricos, a artista envolve-os num diálogo com outros elementos, criando novas narrativas documentais ou fictícias e surreais.

Dalila_Gonçalves_Segunda_Sonata_pic.jpg

Dalila Gonçalves, Compasso, 2021

Em “Aural Gesture”, o intervalo criado através do diálogo entre as artistas - tanto no espaço quanto no tempo – bem como a ausência de acção e musicalidade das obras cria uma atmosfera introspectiva, que envolve os corpos dos visitantes, suspendendo-os em uma sensação perceptiva ligada ao tacto mais do que qualquer outro sentido.

A exposição fica patente até dia 31 de Agosto de 2022.

Mais informações: https://www.unagalleria.com/auralgestureandreisantana

  • Partilhe