transferir

Foi criado um sítio web específico para o Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), onde constam todas as informações sobre o programa, medidas e submedidas, eventos e iniciativas, notícias e testemunhos: https://pnaid.mne.gov.pt/pt/

O PNAID tem como linhas de ação: reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.

Entre as medidas que integram o PNAID está a criação do estatuto do Investidor da Diáspora, que possibilita a elegibilidade para apoios e incentivos próprios com benefícios adicionais para investimentos no interior do país, de um Guia de Apoio e de uma Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Foi também recentemente lançado o Programa de Apoio à Produção Nacional, uma iniciativa da área governativa da Coesão Territorial, destinada ao apoio direto ao investimento empresarial produtivo e dirigida essencialmente ao setor industrial. O programa tem uma dotação de 100 milhões de euros, 50% dos quais afetos aos territórios do Interior. Tem como objetivo estimular a produção nacional das micro e pequenas empresas e reduzir a dependência do país face ao exterior.

Os projetos submetidos por detentores do "Estatuto de Investidor da Diáspora" serão majorados. Há mais informação sobre avisos relativos a programas abertos AQUI.

  • Partilhe