A Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO) celebra o Dia da Europa 2021 e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia com uma actuação especial no dia 9 de Maio de 2021, em formato digital, assinalando o 71.º aniversário da histórica declaração de Schumann. Tomando como inspiração o tema da Presidência Portuguesa "Tempo de agir: por uma recuperação justa, verde e digital", apresentamos o concerto do Dia da Europa 2021:

"Tempo de agir: O que podem as Artes fazer para ajudar na Recuperação da Europa?"

Seis portugueses, jovens membros e ex-alunos da EUYO, sedeados em Portugal e na Alemanha, país da Presidência do ano passado, contribuem não só com uma actuação da jovial Serenata Op. 8 de Beethoven, como também, com as suas ideias sobre a Europa, Portugal e o papel da música, em benefício da sociedade. O evento foi filmado, graças à ajuda do parceiro da EUYO, Europa Nostra, em dois dos palácios mais importantes da Europa: o Palácio Nacional de Mafra, Património Mundial da UNESCO, em Portugal, e o Palais Lichtenau, em Potsdam, na Alemanha.

Elisa Ferreira, Comissária de Portugal na EU, para a Coesão e Reformas, envia uma mensagem especial para o evento: "A recente pandemia recordou-nos coisas preciosas que costumávamos tomar como garantidas, tais como a nossa saúde e vida social. Também revelou como a cultura e as artes podem aproximar as pessoas, curar os nossos espíritos e encher os nossos corações de esperança. A cultura ajudou-nos a superar os piores momentos da crise e agora também precisa de ser uma parte fundamental de uma recuperação orientada para o futuro. A Orquestra Jovem da União Europeia é uma das melhores expressões da diversidade, talento e futuro da Europa. Não poderia pensar num melhor parceiro para celebrar este ano, o Dia da Europa."

Sofia Colares Alves, Chefe da Representação da Comissão Europeia em Portugal, contribui com uma mensagem gravada em vídeo, como parte do evento, na qual afirma: "A resposta à pergunta 'O que podem as Artes fazer para ajudar na Recuperação da Europa?' está no vosso exemplo diário, e estou convencida de que o sector cultural continuará a dar o exemplo à medida que curamos e reconstruimos as nossas sociedades."

Graça Fonseca, Ministra da Cultura, deu as boas-vindas ao concerto afirmando: “Este é o tempo de apoiar a cultura, porque o mesmo é investir na democracia. É decisivo para o nosso futuro colectivo reforçar a resiliência e a sustentabilidade de um sector fundamental para o nosso modelo de desenvolvimento social e económico. Neste sentido, foi aprovado o maior conjunto de medidas de estímulo alguma vez financiado por fundos europeus, para ajudar a reconstruir a Europa, tornando-a mais verde, mais digital e mais resiliente. Também por isso, este é igualmente o tempo de não deixar morrer o sonho de todos aqueles que lutaram e continuam a lutar para que na Europa a cultura possa afirmar-se, cada vez mais, como um dever, um direito e um bem essencial. Saudamos, assim, os jovens talentos da Orquestra de Jovens da União Europeia que hoje afirmam mais um passo em frente nesta recuperação, com uma actuação dedicada ao Dia da Europa, a partir de dois icónicos exemplos de património cultural europeu.”

Marshall Marcus, Secretário-Geral da EUYO, apresenta o evento, comentando, "Como Embaixador Cultural da UE, este evento é uma oportunidade para a EUYO ajudar a celebrar o Dia da Europa e a Presidência Portuguesa, não só, através da cultura europeia, e com músicos portugueses, mas também, num momento para reflectir, e para aproveitar o poder indubitável da cultura como um meio de promover a cura e a recuperação."

"Tempo de agir: O que podem as Artes fazer para ajudar na Recuperação da Europa?" estreia no domingo 9 de Maio de 2021, 11:00 CET (10h00 hora de Lisboa), nos canais da EUYO (YouTube, página electrónica, plataformas sociais), e estará disponível nas páginas oficiais da Presidência Portuguesa do Conselho da UE, bem como, na página do parceiro de radiodifusão da EUYO, a Rai Radio3 de Itália, e distribuído através dos meios de comunicação social das Representações da Comissão Europeia em Portugal e na Alemanha, e das Delegações da União Europeia no Egipto e nas Nações Unidas em Nova Iorque.

Consulte o Programa e assista ao vídeo aqui.

  • Partilhe